Viver Intensamente
- varneicampos
- 13 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2019
Viver intensamente é viver o momento presente, sentir-se presente.
Quando foi a última vez que colocou um tênis, bermuda, camiseta e foi caminhar pela vizinhança, por um parque próximo, mexer com as crianças, agachar e fazer carinho em um cachorro, conversar com o vizinho ou com um desconhecido pelo caminho, sem pressa e despreocupado?
Quando foi que olhou para o céu pela última vez e contemplou a lua e as estrelas?
Viver intensamente é rir a toa e se parecer bobo aos olhos dos outros sem se preocupar com o que irão pensar de você. Então, ria de felicidade e de causar inveja.
Acorde pela manhã, sente-se à cama e se espreguice levantando os braços e deixando que som da preguiça saia livremente pela boca. Abra a janela e deixe o sol entrar e bater no seu rosto. Ainda de pijama, despenteado e descalço, vá dar uma volta e distribuir bom dia às pessoas.
Abrace seu marido, esposa, filhos. Deite-se ao chão com o seu animal de estimação e permita que ele lamba o seu rosto.
Alguma vez você dançou com os pés descalços na chuva?
Será engraçado e maravilhoso ouvir que você enlouqueceu.
Derreta-se em um delicioso café da manhã. Saboreie e sinta a textura dos alimentos, sinta sua mastigação e o alimento descendo por sua garganta. Sinta a temperatura do café, seu aroma. Sinta seu corpo sentado à cadeira, pés no chão, cotovelos à mesa. A brisa fresca que passa pela janela e toca o seu corpo.
Viver intensamente é chorar de emoção e alegria, mas também, quando necessário, de tristeza. É se preocupar, se chatear, gritar de raiva e soltar um palavrão.
Quando o mundo precisa de você
Quando foi a última vez que fez alguma coisa para melhorar o mundo? Não o seu mundo, mas, o mundo dos outros, o mundo de todos.
Buscar a perfeição não combina com viver intensamente.
Abandone o hábito de dar atenção somente a problemas e preocupações.
Viver com intensidade também é trabalhar, construir e ser produtivo. Retornar cansado para casa e se jogar no sofá já sem os sapatos.
Você já reparou que as pessoas gostam das companhias alegres e de bem com a vida? Companhias leves que riem facilmente e que falam muitas besteiras?
Cerque-se de pessoas assim. Pessoas que também escolheram viver intensamente. A felicidade é contagiosa. Contagie e deixe-se contagiar.
Pode até ser um grande risco, mas, não planeje tudo. Deixe o universo te surpreender. As coisas boas da vida não estão nos planos e programas. Estão nas coisas simples, livres e leves.
Nenhum prazer exterior pode ser maior que do que o prazer de estar com você mesmo todos os momentos.
Abrace a humildade e a verdade. Seja engraçado, ridículo e ria de si mesmo. Seja compreensivo e tolerante.
Viver intensamente é deixar viver
Há quanto tempo você vem tentando mudar as pessoas a sua volta, os motoristas dos outros carros, o vizinho sem noção? Há dez anos, vinte, trinta? Teve algum resultado até hoje? Então, não queira mudar o mundo ou as pessoas, elas são o que são e só irão mudar quando elas mesmas sentirem que é a hora.
Corra até a janela e grite bem alto! Eu mereço ser feliz, mereço dedicar tempo a mim mesmo, mereço tudo de melhor que a vida pode me dar.
Abra os braços e permita receber a energia do universo. Abra seu coração, sua mente e viva com inteligência e sabedoria. Viva intensamente!
Então, aproveite a jornada!
O que você achou do texto? Se fez sentido para você, então comente, compartilhe com os seus amigos!
As grandes mudanças ocorrem com movimentos coletivos. Pense nisso!
Estou feliz em te ver, junto comigo, nessa jornada!
Varnei Campos




Comentários