Redescubra a Simplicidade Corporativa
- Varnei Campos
- 24 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2019

Existe uma simplicidade corporativa que está perdida e esquecida entre inúmeras ferramentas e possibilidades estratégicas.
Por que a complexidade do ambiente mercadológico precisa, necessariamente, refletir dentro das empresas?
O escritor Ferreira Gullar tem uma frase que gosto muito, diz assim: “Eu não quero ter razão, quero é ser feliz.”.
Bem, são palavras que nos dizem muitas coisas, mas principalmente, chamam nossa atenção para o quanto complicamos tudo a nossa volta. E, certamente, isso inclui o universo corporativo e mercadológico.
O homem é um ser complexo, já dizia a Ciência da Administração dentro do modelo contingencial da motivação.
Mas, será que tudo que fazemos, precisa também, de toda essa complexidade?
Há de se admitir que o mercado dos negócios tornou-se extremamente complexo devido às infinitas possibilidades em suas relações. Por esse motivo somos atraídos e levados à complexidade generalizada.
Várias e novas teorias, novos métodos, novas versões, novas siglas, conceitos e pontos de vista são criados e descobertos todos os dias. Todos querem descobrir a fórmula “mágica” do sucesso rápido e duradouro.
Em meu trabalho, encontro com profissionais que estão enlouquecendo com tantas informações. E quanto mais informações, mais aflora a incapacidade de encontrar o caminho certo, de manter processos enxutos e eficientes, de criar produtos e serviços que levem a empresa ao topo.
Ou seja, cada vez mais os profissionais estão mergulhados em um mar de possibilidades sem saber como emergir com a solução certa.
Praticando a simplicidade corporativa
Entretanto, talvez a resposta esteja na simplicidade, na forma simples para enfrentar os desafios diários.
Certamente, que ver as coisas com simplicidade, não significa ser simplório.
Aprendi com um de meus líderes, que simplicidade é fazer o “feijão com arroz” bem feito. Ele sempre me dizia: “... se depois pudermos colocar nesse feijão com arroz umas batatas fritas e até um bife acebolado, ótimo! Mas, agora vamos matar a fome do negócio.”.
Para que nossas organizações possam sobreviver, prosperar, e ainda se tornar perenes, temos que descobrir a forma de fazer o simples, mas com resultados eficazes, independente da “sopa de letrinhas” que vamos usar.
O que faz uma empresa ter sucesso e prosperar?
São, somente e simplesmente, duas coisas:
· Reduzir e controlar os custos sem perda de qualidade? Sendo assim, seja criativo e faça isso!
· Descobrir novas fontes de receitas aumentando suas margens de lucro sem lesar o mercado? Neste caso, torne seus produtos importantes e indispensáveis para os consumidores.
Todos os demais pontos vividos em uma organização estão atrelados às consequências destas duas importantes ações.
Portanto, você reparou que são apenas dois pontos que, certamente, você já conhece bem, mas devido à complexidade que nos encontramos, eles são negligenciados e esquecidos.
Diante de tudo isso, minha proposta é a simplicidade corporativa. Sugiro o foco em apenas dois, das centenas de coisas concorrentes que te enlouquecem todos os dias!
O que quer que você faça em seu cotidiano precisa estar diretamente ligado a esses dois pontos.
Então, aproveite a jornada!
As grandes mudanças ocorrem com movimentos coletivos e simples. Pense nisso!
Estou feliz em te ver aqui!
Varnei Campos
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