top of page

Qualidade de Vida ou de Trabalho

  • Foto do escritor: varneicampos
    varneicampos
  • 27 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de mai. de 2019

O que você diria se tivesse que escolher entre ter uma atividade profissional com uma ótima remuneração ou ter qualidade de vida, onde pudesse ter tempo para você, para a família, amigos, lazer?

É possível viver as duas coisas ao mesmo tempo?

Quero lhe mostrar neste artigo que qualidade de vida e o trabalho dos sonhos podem, e devem acontecer, simultaneamente, na sua vida.


Consumir a vida trabalhando


Para a maioria das pessoas, a carreira profissional foi uma consequência do primeiro emprego. Começa a trabalhar por necessidade financeira e a partir daí segue um caminho que, na verdade, não escolheu, mas sim, foi escolhido.

Esse cenário é o que bastaria para criar inúmeros conflitos ao longo da vida em que o trabalho não é uma fonte de prazer, mas, por questões financeiras e de segurança, você o mantém a duras penas.

Mas como equacionar uma situação como esta?

É difícil encontrar uma resposta, ainda mais difícil tomar uma decisão que colocaria coisas tão distintas e importantes à prova.

Certo, talvez você se encontre nessa situação, está cansado do trabalho que faz e que já não te traz nenhum prazer. Porém, a segurança e a estabilidade que ele traz vêm justificando sacrificar a sua qualidade de vida e a da sua família.

Você só não sabe por quanto tempo mais vai suportar tudo isso!


Lição de Vida


Se estiver cansado do seu trabalho, seja ele qual for e por mais segurança que ele possa te trazer. É chegada a hora de refletir e pensar com carinho se está valendo o sacrifício.

Pois bem! Não vou reinventar a roda, proponho que reflita sobre tudo isso usando o conto do O Pescador e do Empresário. Talvez você ainda não o conheça, mas se o conhecer será ótimo para relembrar.

A história é contada por Zelinski em seu livro: “O Sucesso é mais simples do que você pensa”.

Sem querer fazer spoiler. Zelinski conta que um empresário, bem sucedido, em férias, aborda um pescador que acabara de chegar ao píer em seu pequeno barco.

O empresário fica impressionado com a qualidade dos peixes, e ainda mais, por saber que o pescador não ficara mais que duas horas para pegar aqueles belíssimos peixes.

O pescador diz ao empresário que pesca somente o necessário para ele e sua família, já que dedica a maior parte do seu tempo com a família, amigos e a contemplar aquele maravilhoso lugar.

O empresário, então, com toda a sua experiência sugere ao pescador que se ele dedicasse mais tempo à pesca, poderia construir um império e ganhar muito dinheiro ao longo de 15 ou 20 anos.

Intrigado, o pescador questiona o empresário de o porquê ele deveria passar todo esse tempo trabalhando duro para ganhar tanto dinheiro.

Inocentemente, o empresário diz que ao final de todos esses anos, ele poderia se aposentar e curtir a vida com a família, amigos em um belo lugar.


Buscando a Qualidade de Vida


Esse é um conto simples que traz profunda reflexão sobre como estamos vivendo nossas vidas. Fala sobre consumir tempo e saúde trabalhando intensamente para construir um futuro que talvez não exista.

O equilíbrio pode ser conquistado a partir de nossas escolhas. Entretanto, não irá encontra-lo se tiver que escolher entre uma coisa ou a outra.

A qualidade de vida está em viver plenamente nossas cinco saúdes: a física, a familiar, a profissional, a social e a espiritual. Abra mão de tudo que está te sacrificando e encontre tempo para tudo que lhe faz bem.

Estou certo de que vai descobrir o seu ponto de equilíbrio. Então, viva o seu momento plenamente.

O que você achou do texto? Fez sentido para você? Então comente, compartilhe com os seus amigos!

As grandes mudanças ocorrem com movimentos coletivos. Pense nisso!

Estou feliz em te ver, junto comigo, nessa jornada!

Varnei Campos

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2025 por Campos Consult. Desenvolvido por Horizonta

bottom of page