top of page

Corporate Snob! Sabe Reconhecer um?

  • Foto do escritor: Varnei Campos
    Varnei Campos
  • 28 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

ree

O corporate snob é um personagem comum nas organizações e certamente você já cruzou com pelo menos um deles.

O mundo corporativo é repleto de figuras ímpares. São personagens, homens ou mulheres, que mais parecem criados para um filme de ficção, e que normalmente são as que mais chamam a atenção para si dentro do ambiente corporativo.

Claro! A de se pensar que a intenção seja exatamente essa, a de chamar atenção para si.

Isso me faz lembrar algumas pessoas com que já trabalhei, e ainda muitas outras que estão espalhadas por aí.

Se eu puder nomear esses personagens, diria que se parece com pavões, mas vou chama-los de “corporate snob”, ou seja, esnobes corporativos.

São verdadeiros narcisistas que, segundo Sigmund Freud, é uma característica normal em todos os seres humanos. Entretanto, quando passa do estado normal para o doentio torna-se excessivo e dificulta as relações normais com o seu meio.

Apesar de inevitável, esse artigo não tem a intenção de que você as identifique em sua empresa, mas que reflita sobre si mesmo. Uma forma para que possa ser aceito no ambiente corporativo, já que estas pessoas normalmente são evitadas pelas outras.

Por essa razão, vou deixar aqui algumas características próprias deste grupo de pessoas.


Perfil Corporate Snob


Tagarelar sobre si mesmos é o que eles mais gostam de fazer.

O corporate snob se sente superior aos demais, despreza o convívio com pessoas mais humildes e procuram ficar próximas às pessoas com prestígio social ou profissional, populares e reconhecidos, e em casos mais acentuados, até as imita.

Gabam-se de tudo que tem e o que tem é sempre melhor do que o dos outros. Consideram-se mais bonitos e não podem ver um espelho que logo se admiram.

Em grupos ou reuniões valorizam em demasia suas próprias histórias e experiências. Demonstram pouca atenção às histórias dos outros e sempre tendem a acrescentar ao final, algo semelhante, mas melhor, de si mesmo.

Estão sempre tentando fazer prevalecer, sobre as demais, as suas próprias ideias, diminuindo outras que não são de sua autoria, ou da autoria das pessoas que ele possui uma admiração exagerada, quase que por obsessão.

Estão sempre com o nariz em pé. Suas roupas são as melhores, o seu carro é melhor, o lugar onde mora é melhor, tudo que tiver de melhor tem que ser para ele, a ponto de se abalar emocionalmente quando isso não ocorre.

Quando dirigem, olham mais para o espelho retrovisor do que para o para-brisa, mesmo que este seja muito maior do que o outro.

Enfim, estou certo de que já me entendeu, mas veja o que todo esse comportamento pode significar.


O que eles não mostram


Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche:

“Falar muito de si mesmo, pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é.”.

Portanto, isso nos leva a pensar que são pessoas que necessitam de autoafirmação para disfarçar suas inseguranças e medos.

São pessoas carentes que possuem grande necessidade de serem admiradas e aceitas nos grupos sociais e profissionais.

Falar de si mesmo e supervalorizar sua própria imagem funciona como uma cortina de fumaça para esconder suas imperfeições e vulnerabilidades.

Bem, depois de tudo isso, você identificou um corporate snob em si?

Talvez não tenha reconhecido todas estas características em você, ou apenas algumas delas.

Mas é sempre bom repetir! A egocentricidade, o individualismo, a conveniência, a inveja e até mesmo o narcisismo, fazem parte da natureza humana. Todos nós temos estas características que insistimos em esconder uns dos outros, mas que são fundamentais para a nossa evolução pessoal.

A questão é! O quanto de tudo isso nós temos e o quanto isso pode estar atrapalhando as nossas realizações.

Então, aproveite a jornada!

As grandes mudanças ocorrem com movimentos coletivos. Pense nisso!

Estou feliz em te ver aqui!


Varnei Campos


O que você achou do texto? Se fizer sentido para você, comente, compartilhe com os seus amigos!

Tenho outros artigos em meu Blog. Clique Aqui!

Comentários


© 2025 por Campos Consult. Desenvolvido por Horizonta

bottom of page